Página inicialCadeiras em longarinasInformáticaPlayStationCadeiras GiratóriasParceirosLongarinas para igrejas
Lajeado, 19.04.2024

PRODUTOS

Acessórios para Cadeiras  Acessórios para Cadeiras

Bancos e longarinas cadeiras plásticas e estofadas  Bancos e longarinas

Banquetas Giratórias Cromadas ou Pintura Epoxi para cozinhas e salões de festa  Banquetas Cromadas

Banquetas Giratórias Cromadas ou Pintura Epoxi para cozinhas e salões de festa  Banquetas Giratórias

Banquetas Giratórias Cromadas Kalossi para bar. copas, cozinhas americanas  Banquetas Kalossi

Cadeira 4 pés  Cadeira 4 pés

Cadeiras de escritório Linha Eco - Completa linha de cadeiras modernas para escritórios e ambientes corporativos revestimento de alto padrão e acabamento impecável.  Cadeira de escritório

Cadeira Desenhista  Cadeira Desenhista

Cadeira Diretor  Cadeira Diretor

Cadeira Presidente  Cadeira Presidente

Cadeiras Secretárias Giratórias Amarelas              Cadeiras Secretárias Giratórias Azul Escuro           Cadeiras Secretárias Giratórias Azul Claro             Cadeiras Secretárias Giratórias Brancas                Cadeiras Secretárias Giratórias Cinza                    Cadeiras Secretárias Giratórias Cor de Rosa Bebê  Cadeiras Secretárias Giratórias Laranja                 Cadeiras Secretárias Giratórias Pink Rosa Pink       Cadeiras Secretárias Giratórias Preta Injetada        Cadeiras Secretárias Giratórias Lilás ou Roxa         Cadeiras Secretárias Giratórias Verde Escuro         Cadeiras Secretárias Giratórias Verde Limão          Cadeiras Secretárias Giratórias Vermelha  Cadeira Secretária

Cadeiras costureira, cadeiras para costura  Cadeiras costureira

Linha de cadeiras giratórias cromadas de alta sofiticação  Cadeiras Cromadas

Cadeiras de Escritório Cromada e Couro Natural  Cadeiras de Couro Natural

Cadeiras digitador giratórias secretária clássicas ou coloridas  Cadeiras digitador

Cadeiras em longarinas secretária basic estofadas em espuma injetada de alta densidade, com acabamento em perfil plástico ou capa injetada anatômica, estrutura metálica revestida com pintura eletrostática epóxi-pó texturizada, de alta resistência.   Cadeiras em longarinas

Cadeira Diretor de Cinema - Clássicos do Cinema em lona e Madeira dobrável  Cadeiras Famosas

Cadeiras Giratórias Gaudi  Cadeiras Giratórias Gaudi

Cadeiras Giratórias Kid's  Cadeiras Giratórias Kid's

Cadeiras Gogo estofadas decoradas   Cadeiras Gogo estofadas

Cadeiras Gogo Office púrpura padrão loja Vivo.  Cadeiras Gogo Office

Cadeiras para cozinha e sala de jantar cromadas  Cadeiras para cozinha

Cadeiras Plásticas  Cadeiras Plásticas

Longarinas cromadas para sala de recepção, sala de espera, auditórios  Longarinas cromadas

Longarinas Frisokar ISO  Longarinas Frisokar ISO

Longarinas plásticas  Longarinas plásticas

Mesa de Computador  Mesa de Computador

Mesas Aparadores Bistros Cromados para sala de jantar, para eventos, feiras, recpções  Mesas Cromadas Bistro

Móveis de Escritório  Móveis de Escritório

Poltronas cromadas para sala de estar e jantar  Poltronas cromadas

Poltronas estofadas decorativas Dorigon, Sofás decorados  Poltronas Sofás Dorigon

Promoção Dorigon poltronas estofadas  Promoção Dorigon

Secretaria Cromada  Secretaria Cromada

Cadeira Giratória Secretária Excutiva, Cromada, Digitador  Secretaria Executiva

Sofá Office sala de espera  Sofá Office sala de espera

Tecido Crepe Courvin  Tecido Crepe Courvin

X Dicas de Manutenção  X Dicas de Manutenção

X Materias Relacionadas  X Materias Relacionadas


LOGIN

      Usuário
      Senha

eXTReMe Tracker

Designer EERO AARNIO

X Materias Relacionadas Designers Famosos de Cadeiras
Infomania Lajeado


Este produto não está a venda, apenas reportagem ilustrativa.

EERO AARNIO
Designer

  • Nasceu em Helsinquia em 1932.
  • Um dos pioneiros na utilização de plástico no design industrial.
  • Formado em design industrial e de interiores no Instituto de Artes Industriais em Helsínquia (1957) e abriu o seu atelié em 1962, actividade que mantém ainda hoje.
  • As obras mais famosas: as cadeiras "Ball", "Bubble", "Pastil" e "Tomato".
  • A cadeira "Pastil" ganhou o prémio American Industrial Design-Award em 1968.

    Objecto de desejo 100%

O artigo de Luís Royal publicado no jornal Independente, 22 de Abril de 2005.

Ball (1963)


Fotografia: All rights by AdeltaEste ícone incontornável ilustra muito do espírito que a cultura material viveu durante o optimismo Pop, tão em voga na década de 60. E ainda hoje faz sucesso entre o público. Se pudermos chamar a este objecto-de-sentar, a que Eero Aarnio (1932) chamou "espaço dentro de um espaço", cadeira, então esta é uma das cadeiras-vedeta que pontuaram a história do design do século XX.

Reinventando o arquétipo da cadeira em todas as suas dimensões - material, formal, utilitária e cultural - este exemplar insólito veste a negação das linguagens modernistas por que se debatiam os designers em todo o mundo durante esta década. As novas possibilidades produtivas e o boom consumista de uma classe jovem crescente, exigia criações que preenchessem novas aspirações de modernidade e sofisticação. As capacidades produtivas da indústria dos plásticos permitiam corresponder a estas aspirações com novos conceitos e formas de estar, que revolucionaram os meios de consumo, criandouma nova imagem que reflectia uma vivência clara da época com uma visão futurista.
Os funcionalismos redutores do modernismo tornaram-se passado, mesmo com uma consciência da vertente deste movimento que se tornou essencial e por vezes sobrevalorizado em ícones idolatrados. O anti-modernismo a que dá lugar é encabeçado por designers em todo o mundo - e a Finlândia não fica atrás. Eero Aarnio torna-se um autor essencial nas criações destas linguagens e a Ball num exemplo seminal desde a sua apresentação na Feira de Mobiliário de Colónia, em 1966, através do editor finlandês Asko.

A cadeira A vontade e empenho de Aarnio em criar uma cadeira para sua casa, onde se pudesse envolver numa atmosfera privada, confortável, calma e protectora, leva-o a pensar numa forma envolvente que acabaria por se resumir num dos volumes essenciais da geometria - a esfera. Não rejeitando alguma conotação com um sentido óbvio, dimensiona este volume e molda-o manualmente em fibra de vidro, material que acabaria por libertar as formas de muitas das suas criações, de modo a que corresponda a todas as suas aspirações de privacidade e conforto, surgindo um casulo revestido com espuma e tecido, com uma abertura seccionada na superfície. O modo como assenta apenas num ponto, que é a terminação da base-pedestal, permite que esta gire em torno de um eixo à vontade do utilizador, escolhendo assim a direcção da única abertura nesta atmosfera de recolhimento. O ano que demoraram estes desenvolvimentos e prototipagem foi imediatamente recompensado com o sucesso que conseguiu na primeira apresentação pública.

O preço elevado a que obrigava e as limitações na produção não impediram que rapidamente se tornasse na favorita de vedetas populares e de colecções famosas. Até meados da década de 70, figurou em inúmeros meios da cultura Pop, até cair em desgraça com toda a criaçãoa que estava a par e que elevava os plásticos e as suas formas a vedetas de culto. A década de 90 revitalizou este universo com um revivalismo formal e visual dessas décadas e a Adelta reeditou a Ball, juntamente com outras criações de Aarnio, fazendo-as reviver no meio do ecletismo que a terminação do século XX permitiu. O objecto que reinventa a cadeira, apostando na diversão e numa visão do futuro, então tão em voga, mesmo após 40 anos desde a sua criação, continua a figurar em idealizações de utopias visuais do que será o futuro, sublinhando a capacidade deste tipo de especulações que se multiplicaram na época.

 

Eero Aarnio

 

É notável como algumas das marcas do visual Pop vêm de um país escandinavo, em materiais tão distantes das tradições manuais que lá se praticavam. É notável como Eero Aarnio se destacou e tornou vedeta internacional do design durante as décadas de 60 e 70, ultrapassando muitas das figuras do ambiente italiano que então ditava as regras deste "mainstream".

Formado em design industrial e de interiores no Instituto de Artes Industriais em Helsínquia (1957), começa a trabalhar dentro dos parâmetros da tradição finlandesa com o fabricante e editor de mobiliário Asko, que viria a editar algumas das suas criações posteriores. Mas é quando abre o seu ateliê em 1962, com a prática em interiores e experimentalismos , com materiais como a fibra de vidro, que a Asko aposta nas verdadeiras inovações de Aarnio.

As criações em fibra de vidro, com códigos formais e cromáticos que se lhe colaram para a história, deram-lhe fama internacional, que permaneceu até estas criações serem moda. Cria pelo menos três ícones de uma era e, após esse reinado, dedica-se à criação em interiores e mobiliário para espaços de trabalho, com uma descrição seguramente diferente. O final do século fez reviver as criações de Aarnio, que vê as suas obras serem reeditadas por vários editores e novas solicitações para comissões que lhe prolongaram tardiamente o universo que havia criado. Aarnio tornou-se num exemplo eterno para a Escandinávia que ainda hoje figura em inúmeras situações por ser encarado como um marco intemporal , mesmo com as marcas óbvias de movimentos efémeros e tão ligado à moda.

 

Bubble 

 

Fotografia: All rights by AdeltaA cadeira suspensa Bubble consegue tornar a ideia da Ball ainda mais clara, retirando-lhe o pedestal em que assentava e tornando-a transparente.
O problema da entrada de luz sempre incomodou Aarnio, pelo que a possibilidade de soprar acrílico num molde e conseguir uma forma, com a mesma facilidade das bolas de sabão, foi por ele considerada uma ideia óptima e absolutamente irresistível.

 

Pastil


Fotografia: All rights by AdeltaEsta variação apresenta-se-nos como um doce gigante numa qualquer "wonderland" motivada pelos efeitos dos ácidos.
Espantosamente, a Pastil é resultado de experimentações formais, materiais e ergonómicas.
Em fibra de vidro, permite ter todos os bons acabamentos no exterior do volume, dimensões exactas para o conforto e formas esculturais e sempre diferentes, se vistas de vários ângulos.




 

 

 

Cadeiras giratórias pink lilás cor de rosa ajustável escamoteável secretaria executiva diretor presidente de couro corino courino cores diversas teen .:. Informatica lajeado rs notebook lajeado rs suprimentos lajeado rs computadores lajeado rs cadeiras lajeado rs cadeira secretaria giratoria lajeado rs cadeira diretor lajeado rs cadeira presidente lajeado rs cadeira giratoria pink lajeado rs cadeira secretaria linha gaudi lajeado rs cadeira secretaria giratoria linha young lajeado rs lajeado-rs, softwares, programas, sites, lajeado, site lajeado, regiao dos vales, paginas, internet, multimidia, animação, portais, dinamicos, site dinamico, sites dinamicos, loja virtual, lojas vistuais, e-commerce, venda online lajeado rs Gestor Total lajeado rs loja de informatica de lajeado rs poltronas giratórias poltrona giratória cadeiras em longarinas longarina 3 lugares 4 lugares 5 lugares