Vários ângulos da namoradeira Moiet-vous (1995), criada por Luis Moreno. É possível percorrê-la sem perder a continuidade das linhas
Numa visita à exposição ´300% Spanish Design´, o Eva selecionou algumas das 100 cadeiras que compõem o acervo. A mostra pode ser conferida até o próximo domingo, dia 22, no Centro Dragão do Mar de arte e Cultura. A entrada é gratuita
Elas foram feitas para sentar, mas neste caso a palavra de ordem é contemplar. A mostra “300% Spanish Design”, em cartaz no Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Dragão do Mar, traz 100 cadeiras desenhadas durante o século XX e inclui ainda peças recentes de design espanhol. Além das cadeiras, 100 luminárias e 100 cartazes integram a exposição que tem como símbolo um homem com três pernas, fazendo referência a essas vertentes.
A mostra, que já passou por países como Japão, Grécia, Portugal e China, entrou no Brasil pelo Ceará e pode ser visitada até o próximo domingo. Depois, segue para São Paulo. Segundo o diretor do MAC, o artista plástico José Guedes, a seleção cuidadosa e trabalhosa reúne objetos do dia-a-dia escolhidos especialmente para fazer a itinerância mundial. A iniciativa é fruto de parceria com a Sociedad Estatal para la Acción Cultural Exterior (SEACEX).
O acervo é emprestado de museus, galerias de arte e coleções públicas e privadas. A quantidade das peças não impressiona tanto quanto a qualidade, trazendo, por exemplo, criações de Gaudí e Salvador Dalí.
Originais
Em visita à “300% Spanish Design”, o Eva selecionou algumas cadeiras que ora chamam a atenção pela originalidade, ora pela história que está por trás delas. José Guedes nos ajudou nessa missão e apontou as peças que, para ele, são as mais importantes num universo de tantas opções criativas e ousadas.
Entre as escolhidas, estão criações de Luis Eslava, Diego Ramos, Gaudí, Salvador Dalí, Antonio Bonet, Juan Kurchan, Jorge Ferrari-Hardoy, Anna Bujons, Katy Vives, Jorge Pensi, Manuel Barbero, Antoni Miralda, Luis Moreno, Juan Cuenca, Ángel Duarte, Juan Serrano e Javier Mariscal.
“De forma geral, todas as criações estão dentro de um contexto que atribui a elas valor de contemplação. Quem visita a mostra passa a entender as cadeiras historicamente e ficar atento para a complexidade com a qual foram produzidas”, explica Guedes.
Síria Mapurunga
Especial para o Eva
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